Postagens populares

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Whey Protein


O que é o Whey Protein
Por: dani666
22/11/2010
 

A Proteína do soro do leite, mais conhecida como Whey Protein, é uma proteína de baixo peso molecular obtida do soro do leite através de um processo de troca iônica , o que proporciona o mais alto valor biológico de proteína e capacidade de absorção. Possui alto teor de aminoácidos essenciais e de cadeia ramificada BCAA, necessários para o ganho de massa muscular magra.

Conhecida por conter altos teores de Lactoalbumina, nome genérico com o qual os cientistas batizaram a proteína, este complemento alimentar possui pequenas concentrações de gordura e proteína de elevado grau de pureza. As proteínas do soro representam até 20% das fontes proteicas de alimentação, e estão divididas em quatro grupos: caseínas, proteínas do soro do leite, proteínas das membranas dos glóbulos de gorduras e outras.

A proteína do soro do leite é comercializada de diversas formas para consumo, de acordo com a necessidade de concentração do consumidor.
 
Tipos de Whey Protein
Por: phbaptist
22/11/2010
 
Whey Protein Concentrada


É um produto a base de concentrado de whey protein, variando de 25-89% a concentração de proteína do produto. Pode conter um pouco de gordura, lactose, carboidratos e minerais. Quanto maior a concentração de proteína consequentemente menor a quantidade de gorduras, lactose , carboidratos e minerais. Tipicamente pode conter grandes quantidades de imunoglobulinas e lactoferrina.

Para indivíduos com intolerância a Lactose, o isolado de whey entraria como uma melhor opção, devido ao concentrado de whey protein conter quantidades consideráveis de Lactose, existem opções de concentrados de whey protein que sofreram troca iônica (ion-exchange) para retirada do conteúdo de Lactose e Gordura, porém devido a este processo o produto perde grandes frações de imunoglobulinas. Devido ao seu processo de fabricação e o baixo custo os concentrados de whey protein servem mais como aditivos alimentares. Essas variáveis são fatores importantes para a seleção de um produto final específico para as determinadas aplicações.

Whey Protein Isolada

Fabricação
Após o processo de separo do coágulo do queijo, são removidos os subprodutos do queijo por vários métodos. Logo em seguida sofre pasteurização e consequente remoção da gordura por centrifugação. Agora o material fluido está pronto para produção de vários produtos a base de whey protein, dentre eles o concentrado de whey protein, isolado de whey protein, whey protein de baixa lactose, dentre outros.

A produção dos isolados de whey protein (WPI) ocorre através de dois processos, variando a concentração de 90% para mais, pode ser obtido por:


1) Troca iônica (IE – ion exchange) submetida a concentração e secagem por spray (jato de ar). Utiliza-se produtos químicos para obtenção do isolado de whey protein. Aparentemente seria a forma que gera maior concentração de proteínas, porém durante este processo muitos componentes importantes são perdidos ou diminuídos, como as lactoferrinas e importantes peptídeos bioativos. Por este motivo não é bem visto por muitos especialistas.


2) Microfiltração seguida de Ultrafiltração (MF-UF) e consequente secagem por spray (jato de ar). São utilizados filtros menores para captação, consegue obter de forma muito semelhante as proteínas, porém com o benefício de não haver comprometimento de outros componentes importantes.

Ambos apresentão as seguintes frações protéicas: alfa-lactalbumina, beta-lactoglobulina, albumina de soro bovino e imunoglobulinas.

Composição
A maioria dos suplementos com isolados de whey protein são isentos de gordura e com menos de 1% de Lactose, sendo uma ótima saída para os portadores de intolerância a Lactose. Assim como o ovo tem a melhor taxa de absorção e utilização dentre as fontes naturais, ele corresponde ao valor biológico 100 (taxa de aproveitamento do corpo), por onde se baseiam as graduações de todas as outras proteínas. O isolado de Whey possui o valor biológico de 154, tendo uma utilização e um aproveitamento muito alto.

O isolado de Whey possui todas as vitaminas e minerais presentes no leite, além de conter todos os aminoácidos essenciais, não-essenciais e os condicionalmente 

 
Benefícios Comprovados do Whey Protein:
Por: Jonas
18/01/2011
 
Efeitos sobre o Desempenho FísicoEstudos sugerem que o estresse oxidativo, produzido durante a atividade física, contribui para o desenvolvimento da fadiga muscular, diminuindo o desempenho. Sabe-se, ainda, que a glutationa é o principal agente antioxidante, o qual depende da concentração intracelular do aminoácido cisteína para ser sintetizado. Lands et al. compararam o efeito de um suplemento à base de proteínas concentradas do soro (WPC) e da caseína (placebo) sobre o desempenho físico de adultos jovens, medido por meio de teste isocinético em bicicletas. Administrando 20g/dia de WPC durante três meses, o grupo suplementado com WPC apresentou um aumento de 35,5% na concentração de glutationa. Além disso, os voluntários suplementados conseguiram gerar mais potência e maior quantidade de trabalho em testes de velocidade, sugerindo melhor rendimento. O provável efeito estaria relacionado ao alto teor de cisteína das proteínas do soro, o que resultaria em aumento da concentração de glutationa, com subseqüente redução da disfunção muscular causada pelos agentes oxidantes.


Efeitos sobre o anabolismo muscular
A diminuição da massa muscular esquelética está associada à idade e à inatividade física. Já está comprovado que a manutenção ou o ganho de massa muscular esquelética, principalmente em pessoas idosas, contribui para uma melhor qualidade e prolongamento da vida. Exercícios físicos, principalmente os resistidos com pesos, são de extrema importância para impedir a atrofia e favorecer o processo de hipertrofia muscular, melhorando a qualidade de vida dos indivíduos. Além disso, a nutrição exerce papel fundamental nesse processo. Pessoas fisicamente ativas e atletas necessitam de maior quantidade protéica que as estabelecidas para indivíduos sedentários.
Esmarck et al. avaliaram o efeito da suplementação protéica (10g de proteínas provenientes do leite e da soja) em um grupo de 13 idosos, submetidos a programa de treinos resistidos com pesos, por 12 semanas. Avaliando o ganho de força (repetições máximas e medidas de força dinâmica e isocinética) e a hipertrofia muscular (biópsia e ressonância magnética), observaram que o grupo que recebeu suplementação, logo após a realização da sessão de exercícios, apresentou um ganho significantemente maior de força e de hipertrofia muscular, quando comparado com o grupo que recebeu a suplementação protéica apenas 2 horas após a realização dos exercícios.

Redução da Gordura CorporalAtletas e pessoas fisicamente ativas procuram, a todo custo, manter um percentual baixo de gordura corporal, seja com o objetivo de melhorar o desempenho físico ou apenas para o bem estar físico e mental. Vários trabalhos têm mostrado que as proteínas do soro favorecem o processo de redução da gordura corporal, por meio de mecanismos associados ao cálcio, e por apresentar altas concentrações de BCAA.
Estudos mostram que o alto teor de BCAA das proteínas do soro afeta os processos metabólicos da regulação energética, favorecendo o controle e a redução da gordura corporal. Em uma série de estudos, Layman, et al. mostraram que dietas com maior relação proteína/carboidratos são mais eficientes para o controle da glicemia e da insulina pós-prandial, favorecendo, dessa forma, a redução da gordura corporal e a preservação da massa muscular durante a perda de peso.


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário