Postagens populares

sábado, 22 de setembro de 2012

Personal trainer: uma opção para quem busca pela perfeição estética e qualidade de vida

Acompanhamento personalizado e programas de condicionamento específicos têm chamado a atenção para a contratação desses profissionais

Personal trainer: uma opção para quem busca pela perfeição estética e qualidade de vidaAcompanhamento personalizado e programas de condicionamento específicos têm chamado a atenção para a contratação de personal trainers
Por Paulo Gentil
A chave do sucesso de um programa de condicionamento não está somente em escolher as atividades certas, mas em aplicar e acompanhar a metodologia adequada à situação. É essencial saber o momento de interromper o exercício, fazer os ajustes biomecânicos necessários, manipular tempos de descanso, calcular a progressão do volume e intensidade e alterar os métodos no momento oportuno. Enfim, o controle global do planejamento é uma tarefa árdua que exige dedicação e competência.

Em pesquisa feita no Laboratório de Performance Humana da Ball State University, um grupo de pesquisadores liderados por Scott Mazzetti, com a presença de William Kraemer, procurou verificar se a supervisão influenciaria diretamente nos resultados de um programa de treinamento. A amostra foi dividida em dois grupos, seguindo a mesma periodização linear de musculação, ou seja, ambos os grupos realizaram o mesmo tipo de treino.

De acordo com os resultados, o grupo treinando sob supervisão obteve maiores ganhos de força e massa magra, o que os autores atribuíram ao controle mais rigoroso da intensidade. Se seguindo a mesma periodização o grupo supervisionado obteve melhores resultados, imagine quão grande seria a diferença com uma metodologia montada e acompanhada individualmente.

Quando se fala em contratar um treinador particular, a questão que mais assusta é o preço, porém, se esse aspecto for analisado minuciosamente, veremos que os custos estão longe de serem absurdos. Pense no dinheiro que você gasta com bebidas alcoólicas em bares, boates, churrascos, restaurantes e outros. Pense nos gastos com remédios e outras drogas. Pense nos gastos que tem e, provavelmente, terá com médicos. Pense nas quantias gastas com insumos capitalistas para aliviar tensões como roupas, calçados e jóias. Grande parte desses custos relativamente inúteis será amenizada se você estiver equilibrado física e psicologicamente.

O investimento na prática bem orientada de atividades físicas pode lhe trazer benefícios impagáveis, como o bem-estar físico e psicológico. Porém, nem tudo são flores. Como em todas as áreas, existem profissionais excepcionais, médicos bons, ruins e péssimos, e por aí vai. Com a rápida procura por esse serviço, muitos oportunistas viram um meio de ganhar dinheiro fácil, fazendo nome com um trabalho medíocre e estratégias que nada têm a ver com qualidade profissional. É fácil ver profissionais conhecidos que não conseguem manter uma conversa técnica por 10 minutos.

Portanto, se você tem possibilidade de contratar os serviços de um treinador particular, vá em frente. Porém, escolha muito bem a pessoa a quem você vai confiar sua saúde e em quem você vai investir seu dinheiro.

Paulo Gentil é doutor em Ciências da Saúde pela UnB e Mestre em Atividade Física e Saúde pela UCB.
É autor dos livros: Bases Científicas do Treinamento de Hipertrofia e Emagrecimento: Quebrando Mitos e Mudando Paradigmas ambos da Editora Sprint.
Da Equipe Medicando 




Nenhum comentário:

Postar um comentário