Postagens populares

terça-feira, 28 de junho de 2011

N U T R I Ç Ã O - Dieta do corpo sexy


 Garota de lingerie Dieta do corpo sexy
Por: Nessinha
 Que tal eliminar 5 kg em um mês e ainda conquistar curvas perigosas? Por Eliane Contreras Garota de lingerie Curvas mais perigosas Depois de comprovar que alguns alimentos protegem o organismo, mantendo as doenças à distância, os cientistas vêm descobrindo que certas comidas são mais do que aliadas na batalha contra os quilinhos extras. E vão direto ao ponto: cortam a fome, atacam as gordurinhas acumuladas na barriga e evitam a perda de músculos. Se combinar essa turma com itens que, além de manter a pele jovem, dão energia e estimulam a libido, você não só emagrece no lugar certo como se sente sexy e poderosa! Para quem acha esse tipo de preocupação desnecessária, aviso importante: “A baixa autoestima é a principal vilã no processo de emagrecimento. É ela que faz com que as mulheres, ao menor deslize, desistam da dieta”, diz a nutricionista Vanessa Leite, diretora da Clínica Emagrecimento, Saúde e Beleza, em Porto Alegre. Percebeu o ciclo vicioso? Prazer é fundamental Especializada em psicologia do emagrecimento, Vanessa orienta suas pacientes a reverter esse quadro investindo em frutas vermelhas, castanhas, folhas verdes, ervas, especiarias, peixe e vinho tinto (sem exagero, é claro!). São alimentos com o poder de promover prazer e saciedade. “Eles têm substâncias que estimulam o sistema nervoso a liberar uma quantidade maior de serotonina, noradrenalina e adrenalina – neurotransmissores que aumentam o bem-estar e diminuem o apetite”, explica a nutricionista. É por isso que são estratégicos no cardápio que você vai ver a seguir. A dieta ainda inclui whey protein (proteína isolada do soro do leite), suplemento que sacia, acelera o metabolismo e impede a perda de massa magra, reduzindo o risco de você car flácida, além de acentuar as curvas. O que vem depois? Autoconfiança, vontade de se cuidar sempre e muito mais sensualidade! Menos gordura, mais músculos e sensualidade Rico em substâncias antioxidantes, proteínas magras e completas, carboidratos integrais e gorduras boas, este cardápio faz você emagrecer até 5 quilos em um mês. Siga em frente e ainda ganhe um corpo sexy e cheio de energia! Para acelerar o metabolismo Consuma pimenta vermelha (dedo-de-moça, malagueta, caiena) e ervas (alecrim, orégano, sálvia) no almoço e no jantar, como tempero da salada, do peixe, da omelete... Prefira o azeite de oliva extravirgem, mas use-o de maneira econômica: 1/2 col. (sopa) na salada do almoço e apenas 1 col. (chá) na do jantar
 fonte:titagon





Quer ganhar massa muscular?
Para quem está preocupado com a definição, manutenção e o aumento dos músculos (hipertrofia muscular) é importante saber que uma alimentação que fornece diariamente de 12 a 15% do valor calórico total em proteínas é suficiente para atender as necessidades de quem pratica atividade física com essa finalidade.
Os resultados sobre o uso da suplementação com aminoácidos para o aumento de massa muscular assim como seus respectivos efeitos colaterais à longo prazo, são controversos. Por isso, uma alimentação equilibrada, planejada e individualizada que garanta a ingestão de porções adequadas de alimentos fontes de proteínas é o caminho mais saudável, além da prática de exercícios indicados para este fim e orientados por um profissional.

Os alimentos fontes de proteínas (leite, iogurtes, queijos, carnes, peixes, aves, ovos, feijões, nozes) não devem ser consumidos muito próximos do início e término das atividades físicas, uma vez que têm uma digestão mais lenta e, com isso, provocam o desconforto gástrico.

Alimentos ricos em proteínas devem ser consumidos distantes dos horários de atividade física e de forma fracionada, ou seja, em várias refeições ao longo do dia, garantindo o melhor aproveitamento dos aminoácidos na recomposição das fibras musculares, manutenção e formação dos músculos.

É importante também não descuidar do consumo de carboidratos na quantidade e horários recomendados. Além de garantir a manutenção do tônus muscular, os carboidratos mantêm os depósitos de glicogênio muscular e hepático sempre repletos e preservam a utilização da proteína como fonte de energia.

"As informações fornecidas não são individualizadas. Portanto, o nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar um tratamento e/ou acompanhamento nutricional.
"
Marília Fernandes

fonte:medicando
Alimentos para Praticantes de Atividade Física
Identidade e Qualidade de Alimentos para praticantes de Atividade Física
Consideram-se:
Atividade Física:
qualquer movimento corporal voluntário produzido por contração de músculos esqueléticos que resulte em gasto energético.
Atletas: praticantes de atividade física com o objetivo de rendimento esportivo.
Proteínas de alto valor biológico: aquelas que obedecem aos critérios estabelecidos pela FAO/OMS.
Definições: Repositores hidroeletrolíticos

São produtos formulados a partir de concentração variada de eletrólitos, associada a concentrações variadas de carboidratos, com o objetivo de reposição hídrica e eletrolítica decorrente da prática de atividade física.
Repositores Energéticos
São produtos formulados com nutrientes que permitam o alcance e ou manutenção do nível apropriado de energia para atletas.
Alimentos Protéicos
São produtos com predominância de proteína(s), hidrolisada(s) ou não, em sua composição, formulados com o intuito de aumentar a ingestão deste(s) nutriente(s) ou complementar a dieta de atletas, cujas necessidades protéicas não estejam sendo satisfatoriamente supridas pelas fontes alimentares habituais.
Alimentos Compensadores

São produtos formulados de forma variada para serem utilizados na adequação de nutrientes da dieta de praticantes de atividade física.
Aminoácidos de cadeia ramificada

São produtos formulados a partir de concentrações variadas de aminoácidos de cadeia ramificada, com o objetivo de fornecimento de energia para atletas.
Outros alimentos com fins específicos para praticantes de atividade física
São produtos formulados de forma variada com finalidades metabólicas específicas, decorrentes da prática de atividade física.
Classificação:

Os produtos especialmente formulados e elaborados para praticantes de atividade física são classificados em:
Repositores Hidroeletrolíticos para Praticantes de Atividade Física. Repositores Energéticos para Atletas. Alimentos Protéicos para Atletas. Alimentos Compensadores para Praticantes de Atividade Física. Aminoácidos de Cadeia Ramificada para Atletas Outros alimentos com fins específicos para praticantes de atividade física. FATORES ESSENCIAIS DE COMPOSIÇÃO E QUALIDADE
As vitaminas e minerais podem ser adicionados nos alimentos citados até o limite de 7,5% a 15% da IDR em 100 mL e de 15% a 30% da IDR em 100g, desde que o consumo diário não ultrapasse a 100% da IDR em qualquer situação.
Fatores específicos

Repositores Hidroeletrolíticos
Os produtos formulados para fins de reposição hidroeletrolítica devem apresentar concentrações variadas de sódio, cloreto e carboidratos. Opcionalmente, estes produtos podem conter potássio, vitaminas e ou minerais.

Repositores Energéticos
Nestes produtos, os carboidratos devem constituir, no mínimo, 90% dos nutrientes energéticos presentes na formulação. Opcionalmente, estes produtos podem conter vitaminas e ou minerais.
Alimentos Protéicos

A composição protéica deve ser constituída de, no mínimo, 65% de proteínas de qualidade nutricional equivalente às proteínas de alto valor biológico, sendo estas formuladas a partir da proteína intacta e ou hidrolisada.

A adição de aminoácidos específicos é permitida para repor as concentrações dos mesmos níveis do alimento original, perdidos em função do processamento, ou para corrigir limitações específicas de produtos formulados à base de proteínas incompletas, em quantidade suficiente para atingir alto valor biológico, no mínimo comparável ao das proteínas do leite, carne ou ovo.

Opcionalmente, estes produtos podem conter vitaminas e ou minerais. Podem conter ainda carboidratos e gorduras, desde que a soma dos percentuais do valor calórico total de ambos não supere o percentual de proteínas.
Alimentos Compensadores
Devem conter concentração variada de macronutrientes, obedecendo os seguintes requisitos, no produto pronto para o consumo:

Carboidratos: abaixo de 90%;

Proteínas: do teor de proteínas presente no produto, no mínimo 65% deve corresponder à proteína de alto valor biológico;

Gorduras: do teor de gorduras, a relação de 1/3 gordura saturada, 1/3 monoinsaturada e 1/3 poliinsaturada;

Opcionalmente, estes produtos podem conter vitaminas e ou minerais.
Aminoácidos de Cadeia Ramificada
Nestes produtos os aminoácidos de cadeia ramificada (valina, leucina e isoleucina), isolados ou combinados, devem constituir no mínimo 70% dos nutrientes energéticos da formulação, fornecendo na ingestão diária recomendada até 100% das necessidades diárias de cada aminoácido.
ROTULAGEM
Na rotulagem dos produtos classificados, além dos dizeres exigidos para os alimentos em geral e para os Alimentos para Fins Especiais, devem constar:
Para os Repositores Energéticos e para os Alimentos Compensadores, a orientação em destaque e negrito: "Crianças, gestantes e idosos, consumir preferencialmente sob orientação de nutricionista e ou médico". Para os Alimentos Protéicos e para os Aminoácidos de Cadeia Ramificada, a recomendação em destaque e negrito: "Crianças, gestantes, idosos e portadores de qualquer enfermidade devem consultar o médico e ou nutricionista". Para os Repositores Hidroeletrolíticos, a recomendação em destaque e negrito: "Recomenda-se que os portadores de enfermidades consultem um médico e ou nutricionista, antes de consumir este produto". A informação nutricional, de acordo com o Regulamento de Rotulagem Nutricional, em caráter obrigatório. Ficam proibidas expressões tais como "anabolizantes", "body building", "hipertrofia muscular", "queima de gorduras", "fat burners", "aumento da capacidade sexual", ou equivalentes.
Fonte: Portaria SVS/MS nº 222 de 24 de março de 1998
Marília Fernandes
CRN 1693
                                                                                                                               fonte:medicando


















Vitaminas
Por que devo tomar suplementos vitamínicos?  
Vitaminas e minerais são essenciais à vida. Tem sido dito que "a boa saúde é a maior de todas as dádivas humanas." Indivíduos com doenças de longa duração ou doenças debilitantes dariam qualquer coisa para terem sua saúde de volta.
A investigação médica atual tem provado que dezenas de doenças potencialmente fatais e doenças crônicas podem ser evitadas, e em muitos casos, completamente curadas através de uma nutrição ótima. Tomar suplementos nutricionais regularmente é um investimento inteligente e de baixo custo na sua saúde atual e bem-estar futuro. Uma amanhã saudável começa hoje!
As vitaminas estão envolvidas em todas as funções corporais, desde o combate à infecções até a reparação dos tecidos. Elas fortalecem o sistema imunológico e aumentam a capacidade natural do corpo para curar-se. Elas também minimizam os efeitos do envelhecimento, fazendo você olhar e sentir-se mais jovem.
Vitaminas aumentam os níveis de energia, estimulam a agilidade mental, neutralizam os efeitos do stress, fortalecem e purificam o sistema cardiovascular, revigoram e purificam o sangue, promovem a saúde das articulações e da visão, suportam um sistema nervoso saudável, limpam o corpo das toxinas e oferecem proteção significativa contra as doenças cardíacas e câncer.
É extremamente importante que todos TOMEM SUPLEMENTOS vitamínicos regularmente!

NÃO CONSIGO obter todas as vitaminas e minerais que necessito nos alimentos que eu como?   
NÃO! O Processamento e cozimento destroem praticamente todo o valor nutricional dos alimentos. Estudos têm mostrado que frutas e vegetais não contêm as fontes ricas de vitaminas e minerais que tinham antigamente. O cultivo intenso e as monoculturas dos dias atuais tornaram muitos dos solos nutricionalmente debilitados.
Lanches que contêm quantidades elevadas de açúcar, sal e gorduras realmente empobrecem as vitaminas e reservas minerais no seu organismo e podem causar doenças cardíacas e diabetes.
Bebidas gaseificadas contêm grandes quantidades de fósforo que rouba o cálcio dos ossos. O famoso Café vai esgotar o corpo da vitamina B1, B6, B12, ácido fólico e vitamina C.
A maioria dos alimentos que você encontra no supermercado contém conservantes e / ou nitratos, que foi comprovado que causam câncer. Você não pode correr riscos com sua saúde! Pelos motivos expostos, é prudente tomar suplementos regularmente.
 
Devo tomar vitaminas todos os dias ou APENAS algumas vezes por semana?  
TODOS OS DIAS! Para sentir o seu melhor, e para obter o máximo de proteção, você deve adquirir o hábito de tomar vitaminas diariamente.
As vitaminas hidrossolúveis não permanecem em seu corpo por longos períodos, o corpo absorve o que necessita e o excesso é liberado. Para eliminar isso, fazemos nossas as vitaminas solúveis em água, sustentando-as durante um período de 10-12 horas.
Se você observar a sua urina virando um amarelo brilhante, é o excesso de vitamina B-2 que está sendo liberado de seu corpo. Você também poderá observar a sua urina com um odor pouco mais forte, é porque as vitaminas / nutrientes estão causando a liberação de toxinas causadoras de câncer do corpo. E se sua urina estiver com coloração muito intensa, pode ser falta do precioso líquido – água!
 
Devo tomar vitaminas pela manhã ou noite?  
Recomendamos que as pessoas tomem as suas vitaminas pela manhã com café da manhã. Ao fazer isso, ele permite que as vitaminas trabalhem em seu corpo todos os dias.
As vitaminas e os minerais vão te dar aquele impulso extra enquanto trabalha, e vai estar lá para repor as perdas de vitaminas devido ao estresse de suas atividades diárias.
Se você trabalha no turno da noite, você deve tomar suas vitaminas no final da tarde ou começo da noite com uma pequena refeição.








Nutrição - Ponto de Vista
Aminoácidos essenciais

A "regra de ouro" é V-A-R-I-E-D-A-D-E!!
As proteínas são macronutrientes fundamentais para o crescimento, regeneração e renovação de tecidos (ossos, músculos, pele, cabelos, unhas), produção de hormônios, enzimas e integridade do Sistema Imunológico.
São encontradas, principalmente, em alimentos de origem animal (leite, clara de ovo, carnes em geral), frutos oleaginosos (amendôas, amendoim, castanhas, nozes), grãos (feijões, soja, ervilhas, lentilhas e grão de bico) e sementes (gergelim, girassol, linhaça).

É um macronutriente constituído por cadeias de aminoácidos que tornam-se disponíveis após as proteínas passarem pelo processo de digestão.

Para nosso corpo formar suas próprias proteínas são necessários 22 tipos de aminoácidos, sendo 10 essenciais (necessitam vir da alimentação) e 12 não essenciais (nosso organismo produz).

Em 1991, o método que mede a qualidade das proteínas - PDCAAS (Protein Digestibility-Corrected Amino Acid Score) - foi recomendado pela FAO/WHO (Food Agriculture Organization/World Health Organization) e adotado pela FDA (Food and Drug Administration) na avaliação de todos os alimentos destinados a adultos e crianças acima de 1 ano de idade.

De acordo com este método, que classifica a qualidade das proteínas em uma escala de 0 a 1, a Proteína da Soja possui um valor mínimo de 0,8, próximo ao valor da Carne Bovina, de 0,92, e da Caseína do Ovo (proteína completa), de 1.

Conforme posicionamento da American Dietetic Association (1997), fontes variadas e complementares de aminoácidos, ao longo do dia, garantem perfeitamente o atendimento das necessidades protéicas de indivíduos saudáveis.

Indivíduos adultos saudáveis e sedentários necessitam de 0,8 a 1,2 g de proteínas/Kg de peso corporal/dia.
  Aviso aos Esportistas e "puxadores de ferro" de plantão ;-))

Para praticantes de exercícios de força (musculação) sugere-se um consumo de 1,2 a 1,7 g de proteínas /Kg de peso corporal/dia.

Esportistas novatos (com hipertrofia intensa) apresentam necessidades protéicas maiores (em torno de 1,7g/Kg de peso corporal/dia).

Em contrapartida, quanto mais treinado for o esportista menor será sua necessidade protéica, uma vez que menos intensa é a hipertrofia.

Na prática significa que tanto indivíduos saudáveis e sedentários, como esportistas novatos e aqueles que estão em treinamento avançado atingem suas necessidades protéicas através de uma alimentação equilibrada que atenda, principalmente, as necessidades energéticas totais diárias e que forneça de 12 a 15% desse valor em proteínas, não havendo a necessidade do uso de suplementação.

As sedutoras e caras proteínas de laboratório NÃO SÃO mais eficazes do que a orientação e o trabalho de um nutricionista.

É importante lembrar que treinadores prescrevem exercícios e nutricionistas prescrevem dietas. O trabalho de um complementa e agrega valor ao trabalho do outro.

Segundo o Prof. Dr. Tales de Carvalho, Presidente da Sociedade de Medicina do Esporte e Editor da Diretriz sobre Modificações Dietéticas, Reposição Hídrica, Suplementos Alimentares e Drogas. Comprovação de Ação Ergogênica e Potenciais Riscos para a Saúde:

"Com finalidade ergogênica e estética, no Brasil, tem sido observado um uso abusivo de suplementos alimentares e drogas. Trata-se de atitude que tem crescido em ambientes de prática de exercícios físicos, tendendo mesmo à generalização em algumas academias de ginástica e associações esportivas.Trata-se muitas vezes de um comércio ilegal, sem controle dos setores da vigilância sanitária, funcionando no próprio ambiente de prática de exercícios e contando com a participação, direta ou indireta, de profissionais responsáveis pelas sessões de exercícios físicos. A regra, nestas circunstâncias, é a inexistência de prescrição médica e/ou orientação de nutricionista com formação em ciência do esporte, que são os profissionais qualificados para atuarem neste contexto. Algo que deveria ser cogitado somente excepcionalmente tem sido utilizado por indivíduos para os quais não há nenhuma indicação de uso. Esta prática, mesmo quando conta com a atuação de profissionais da medicina e da nutrição, muitas vezes é adotada sem uma base sólida de conhecimentos, portanto, de forma empírica. Existe, em geral, falta de comprovação científica que justifique a ação proposta. A situação em parte, decorre da falta do conhecimento de que uma alimentação balanceada e de qualidade, a não ser em situações especiais, atende às necessidades nutricionais de um praticante de exercícios físicos, inclusive de atletas de nível competitivo, o que dispensaria o uso de suplementos alimentares."
"As informações fornecidas não são individualizadas. Portanto, o nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar um tratamento e/ou acompanhamento nutricional."
Marília Fernandes
CRN 1693

Nenhum comentário:

Postar um comentário